Cursos e Eventos

Conferências do Prof. William Dominik (mai/2010)

Conferencista: William John Dominik - william.dominik@stonebow.otago.ac.nz
PhD pela Monash University
Professor e chefe do departamento de estudos clássicos da Universidade de Otago, Nova Zelândia

Coordenação: Semana de Letras UFPR-2010

Data: Dias 26 e 28 de maio de 2010

Local: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - R. Gal. Carneiro, nº 460.
Edifícios D. Pedro I e II

NATUREZA, ESCURIDÃO E SOMBRAS NO SUPERTEXTO DE VIRGÍLIO

Quarta-feira, 26/05/10
19:00-20:30, Sala 1000

A natureza em Éclogas, Geórgicas e Eneida, de Virgílio, incluindo a escuridão e as sombras, assumem um papel importante na politização do texto. A escuridão que se põe na paisagem, na abertura das Éclogas, é estendida a outras utilizações através do texto virgiliano, que revela umbra, ambiguamente, como um ambiente apropriado não apenas à canção, mas também como um lugar potencialmente letal. Esta apresentação discute o papel da natureza, da escuridão e das sombras nas Éclogas, Geórgicas, e Eneida, nas quais a geopolítica de Virgílio trabalha como uma influência penetrante em seus leitores. Usando as imagens de sombra e escuridão, o supertexto virgiliano narra uma história que é consistente com os temas da destruição do ambiente natural e da interferência dos mundos urbano e político-militar.

Palavras-chave: Virgílio, épica, imagens

OS DEUSES, OS HOMENS E O LIVRE ARBÍTRIO NA TEBAIDA DE ESTÁCIO

Sexta-feira, 28/05/10
08:00-09:30, Sala 405 II

Esta apresentação examina os deuses, os homens e o livre arbítrio da humanidade na Tebaida de Estácio. Os papéis dos deuses principais e secundários são discutidos, sobretudo os papéis de Júpiter, Plutão e das Fúrias. Ao contrário dos pontos de vista da maioria dos críticos, o principal estímulo da ação humana do poema revela-se provir da motivação interna e das ações dos deuses, em vez da disposição inata e do impulso dos humanos individuais. A conseqüência do controle sobrenatural dos assuntos humanos é que os personagens do poema têm pouca oportunidade para exibir livre arbítrio e conseqüentemente e influenciar signficativamente a direção dos eventos que ocorrem na epopéia.

Palavras-chave: Estácio, Tebaida, religião, mitologia.

ENSINANDO E PESQUISANDO O MUNDO CLÁSSICO

Sexta-feira, 28/05/10
19:00-20:30, Sala 1100

Esta apresentação tem a intenção de discutir a importância, relevância e viabilidade dos Estudos Clássicos e das Humanidades no ambiente universitário contemporâneo. Fornecerá uma visão geral das oportunidades e dos desafios que estão diante de pesquisadores, professores e estudantes dos Clássicos e das Humanidades no começo do novo milênio. No processo, esta apresentação espera proporcionar uma percepção do largo alcance e relevância dos Estudos Clássicos para o pensamento humanístico e para o mundo moderno.

Palavras-chave: estudos clássicos, ensino, pesquisa.

Atualizações | Mapa do site